joão gilberto vaz joao gilberto vaz

Projeto da Arena das Dunas irá capacitar 150 jovens carentes de Natal para trabalhar no estádio

A ARENA DAS DUNAS, OAS Arenas, a Plan Brasil, Amsterdam ArenA / ArenA do Brasil, AkzoNobel, VSO e Randstad, acabam de firmar parceria para início imediato do projeto GOLS PARA UMA VIDA MELHOR – DANDO OPORTUNIDADE A JOVENS EM RISCO – iniciativa de inclusão social que irá treinar e capacitar jovens carentes da cidade de Natal para atuarem como orientadores e apoio do novo estádio.

Trata-se do primeiro equipamento da OAS Arenas a receber um projeto social com parceria internacional. A Escola de Produtividade do canteiro de obras da Arena das Dunas é o espaço escolhido para sediar um centro temporário de formação profissional para aplicação, habilidades e treinamentos que serão acrescentados ao currículo para os futuros prestadores de serviço do estádio.

Um cuidadoso processo de seleção junto às comunidades vai garantir a 150 jovens carentes em Natal a oportunidade de participar de um programa de treinamento com capacitação ministrada por profissionais internacionais com o objetivo de ensinar aos futuros orientadores toda a dinâmica de trabalho dentro do estádio em partidas de futebol, megaeventos, shows, espetáculos, entre outros.

O projeto conta também com o financiamento do Fundo Educacional AkzoNobel, com a participação das empresas Plan Brasil, responsável pelo gerenciamento e planejamento, da Amsterdan Arena / ArenA do Brasil, que aplicará sua expertise em treinamentos em arenas coordenando o processo de treinamento técnico e operação, e da Randstad/VSO, com recrutamento e seleção dos jovens beneficiados.

“É uma satisfação poder integrar esses jovens ao mercado de trabalho e transformar efetivamente a realidade social do entorno. A parceria com empresas atuantes no mercado mundial também será um diferencial em qualidade na capacitação dos recrutados, futuros colaboradores na Arena das Dunas”, destaca Carlos Eduardo Paes Barreto, Diretor Superintendente da OAS Arenas.

Para Charles Maia, presidente da Arena das Dunas, é de extrema importância que esse projeto tenha início em Natal/RN. “É gratificante fazer parte da mudança de vida desses 150 jovens e observar que através de qualificação e treinamento todos eles poderão mudar de vida. Através dessa formação poderão exercer na sociedade seu papel de cidadão. Esse legado não tem preço”, afirma o presidente que ainda ressalta que os jovens selecionados serão de comunidades carentes.

O Brasil está em um momento de grande exposição mundial e como resultado já há um movimento para a criação de uma série de oportunidades positivas, como o aumento do turismo internacional, os investimentos estrangeiros e a criação de iniciativas de cooperação entre empresas de diferentes países. “Desde quando a Amsterdam ArenA começou a se envolver em projetos de estádios no Brasil, cerca de 5 anos atrás, nosso objetivo tem sido o de deixar um legado forte para além de 2014. Esse projeto cumpre a nossa missão. A iniciativa da Arena da Dunas é de extrema importância, não apenas pelo fator educacional, mas principalmente pela oportunidade dada aos menos favorecidos de ser parte de um dos maiores eventos desportivos internacionais”, diz Henk Markerink CEO Amsterdam ArenA / ArenA do Brasil . “Uma vez que são proporcionadas habilidades, oportunidades alternativas de emprego e uma nova experiência, certamente a confiança, a autoestima e o valor de mercado da juventude local serão elevados”.

Oportunidades de emprego

Proporcionando-lhes educação e formação desses jovens terão mais perspectivas de emprego no mercado formal de trabalho. Isso evita que eles deslizem para a criminalidade ou prostituição. A Diretora da Plan na Holanda Monique van ‘t Hek concorda: “A juventude selecionada vem de comunidades socialmente desfavorecidas e restam vários desafios na vida: muitas vezes ela vem de família violenta, não têm ou têm dificuldade de acesso à educação de qualidade, quase nenhum acesso ao mercado formal de trabalho e correm o risco de se envolver em prostituição ou atividades ilegais, como formação de quadrilha, roubos ou drogas que tratam. A Plan International tem experiências de sucesso com coaching esses jovens, através de um programa de formação profissional e inseri-los no mercado de trabalho formal”. Para Anette Trompeter, Diretora do Plan Brasil, “com este acordo, o Plano Brasil quer ajudar a abrir a porta para oportunidades reais e transformar a vida desses jovens”.

Construindo um futuro sustentável
Randstad proporcionará um recrutador da Holanda pro bono para selecionar esses jovens. Chris Heutink, Gerente Geral Randstad Holanda: “Através da nossa parceria de longa data com VSO somos capazes de fornecer apoio fundamental em termos de recrutamento nos países em desenvolvimento. Oferecendo nossos serviços para recrutar jovens carentes em Natal é uma grande oportunidade para impactar positivamente a vida das pessoas que mais precisam dele. “Também um centro temporário de formação profissional será estabelecido no estádio. O Fundo AkzoNobelEducational fornece o financiamento para o projeto. “Nós gostaríamos de contribuir, ajudando a financiar este grande e único projeto em Natal. Acreditamos que esta parceria se encaixa com a nossa estratégia corporativa na construção de um futuro sustentável – não só para os nossos negócios, mas também para as comunidades onde operamos dentro”, diz Jaap de Jong, Director País AkzoNobel. Através de sua marca AkzoNobel Coral iniciou projetos similares no Brasil no passado.

Sobre Arena das Dunas

A Arena das Dunas será muito mais do que um estádio. O espaço foi concebido de modo a se tornar um empreendimento multiúso com capacidade para receber desde workshops a grandes shows nacionais e internacionais. A arena terá uma infraestrutura que oferece conforto e segurança, mais de 2600 vagas de estacionamento. O espaço contará também com dois placares eletrônicos, sistema de sonorização, bilhetagem moderna, 23 áreas para concessão de alimentos e bebidas, espaço VIP com lounges de hospitalidade, 40 camarotes com banheiro exclusivo, vestiários, centro de mídia e TV, áreas para restaurante, academia e espaços comerciais.

Sobre OAS Arenas

Com o objetivo de gerar negócios viáveis, prósperos e sustentáveis, a OAS Arenas é pioneira entre as empresas brasileiras no desenvolvimento de projetos e gestão de arenas multiúso. Com base nos exemplos de sucesso na Europa, os projetos da OAS Arenas seguem padrões internacionais de infraestrutura e serviços. Projetadas para atender a uma demanda que vai além dos jogos de futebol, as arenas multifuncionais representam marcos de desenvolvimento socioeconômico para os clubes parceiros, para os municípios que as recebem e para as marcas a elas associadas. Os empreendimentos OAS Arenas são planejados para atender a cada um destes pilares do negócio, contemplando aspectos sociais, ambientais, econômicos e promocionais envolvidos no processo.

Sobre a Plan

Fundada há 75 anos, a Plan é uma das organizações de desenvolvimento de maior e mais antiga das crianças no mundo. A Plan atua em 50 países em desenvolvimento na África, na Ásia e nas Américas para promover os direitos da criança e tirar milhões de crianças fora da pobreza. A Plan tem um foco especial em meninas como elas são as mais atingidas pela pobreza. A Plan é independente, sem nenhuma filiação religiosa, política ou governamental.

Sobre o Amsterdam ArenA / ArenA do Brasil

Arena das Dunas nomeou a ArenA do Brasil (uma empresa subsidiária integral da Amsterdam ArenA) para aconselhá-los sobre o projeto do estádio e configurar a gestão da organização. A ArenA DO Brasil ativa l desde 2005, com a equipe de profissionais sendo composta de especialistas e mestres em planejamento, planejamento de negócios, design, desenvolvimento, operação e gestão de arenas indoor e estádios de futebol multiúso.

Sobre AkzoNobel

AkzoNobel são as tintas e revestimentos empresa líder global e um dos maiores produtores de especialidades químicas. Em 1994, o Fundo de Educação AkzoNobel foi lançado e criado para apoiar crianças em países em desenvolvimento, principalmente através do financiamento de projetos e programas educacionais, financiados por fundos corporativos , bem como por doações dos funcionários (e atividades especiais ) , e apoiado pela experiência do Plano Internacional . Nos últimos 12 anos, o Fundo AkzoNobelEducation financiou mais de 50 projetos em 15 países da América do Sul , África e Sudeste Asiático.

Sobre Randstad

Randstad especializada em soluções na área de trabalho flexível e serviços de recursos humanos. A nossa gama de serviços de pessoal temporário regular e colocações permanentes inhouse, profissionais, busca e seleção, e soluções de RH. O Grupo Randstad é um dos principais fornecedores de serviços de RH do mundo, com três primeiras posições em muitos dos países em que opera dentro Randstad tem aproximadamente 29.300 funcionários de empresas e cerca de 4.500 agências e locais inhouse em 41 países ao redor do mundo.

Sobre o VSO

VSO é uma organização de desenvolvimento do mundo líder internacional independente que funciona através de voluntários para combater a pobreza nos países em desenvolvimento. Abordagem de alto impacto do VSO envolve reunir pessoas para compartilhar habilidades, desenvolver capacidades, promover o entendimento e a ação internacional, e mudar a vida para tornar o mundo um lugar mais justo para todos.

http://oasarenas.com.br/site/projeto-da-arena-das-dunas-ira-capacitar-150-jovens-carentes-de-natal-para-trabalhar-no-estadio/

Publicar Comentário

*