joão gilberto vaz joao gilberto vaz

No Rio, Catar propõe intercâmbio cultural com Brasil

País do Oriente Médio quer ouvir sugestões para ano cultural em 2014

Representantes do governo do Catar desembarcam no Rio de Janeiro nas próximas segunda (24) e terça (25) para promover uma troca de ideias e conhecimentos sobre esse país do Oriente Médio e o Brasil.

A proposta do Programa Cultural de Diplomacia do Catar, que acontece no Forte de Copacabana, na zona sul do Rio, é celebrar o Omsiya. Na cultura árabe, Omsiya significa a noite em que amigos e familiares se reúnem para compartilhar notícias, poesia, comida, música e conhecimento. Neste contexto, a ideia é a promoção de um intercâmbio de culturas.

O Qatar Museums Authority (Autoridade de Museus do Catar, na tradução do inglês), órgão que organiza o programa, também quer ouvir sugestões para o próximo ano cultural a ser organizado pelo órgão em 2014. Por trás da iniciativa, está a formação de novas parcerias em educação, esportes, indústria criativa e ciências e o respeito a diferentes culturas.

O Museu de Arte Islâmica, inaugurado em 2008, e o Mathaf: Arab Museum of Modern Art (Museu de Arte Moderna do Catar) estão entre os principais projetos dessa organização do governo do Catar.

O Omsiya acontece no CAM (Centro Aberto de Mídia), montado pelo governo federal para auxiliar profissionais de imprensa do Brasil e do exterior durante a Copa da Confederações. Só terá acesso ao evento quem for credenciado.

A iniciativa é parte de programa diplomático promovido pelo Qatar Museums Authority que, em 2012, realizou o ano Catar-Japão e, neste ano, comemora o intercâmbio cultural entre Catar e Reino Unido.

FONTE: http://noticias.r7.com/internacional/no-rio-catar-propoe-intercambio-cultural-com-brasil-23062013

Publicar Comentário

*